Museu e Arquivo Público Histórico de Rio do Sul
Rio do Sul, Santa Catarina
Criado em 2 de outubro de 1973, o Museu de Rio do Sul ocupa o prédio da antiga estação ferroviária. Construído na década de 1930, é uma das tipologias mais bonita e bem conservada pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico e ferroviário regional e estadual.
O Museu Histórico Cultural Victor Lucas e Arquivo Público Histórico de Rio de Sul, realiza exposições temporárias e permanentes de acervos, com destaque para à Estrada de Ferro, Cotidiano do Imigrante, Famílias, Fotografias, II Guerra Mundial, Índios, Saúde e Numismática.
A edificação onde se encontra, abrigou a antiga Estação Ferroviária e pertenceu à extinta ferrovia EFSC - Estrada de Ferro Santa Catarina. Construído na década de 1930, foi inaugurado como estação em 1936. No local, no piso térreo funcionava a estação ferroviária e no 2° piso, ficava a residência do agente ferroviário.
A edificação se encontra em perfeito estado de conservação dentro de um entorno totalmente modificado, sendo uma das tipologias mais bonita e mais bem conservada pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico e ferroviário regional e estadual.
É uma instituição de interesse público que tem o objetivo de coletar, armazenar, catalogar, classificar, avaliar e conservar peças e documentos de valor histórico cultural. Desenvolve atividades de reflexão, preservação e conservação. Destaca-se como importante valor do Museu, estimular e cativar a imaginação do aluno e visitante, despertar sua curiosidade, aprofundar o significado daquilo que se expõe e proporcionar-lhe uma forma de reflexão. O Museu Histórico realiza atividades educativas sobre a história de Rio do Sul, para alunos e professores por meio exposições temporárias e permanentes.